Saber como alugar um imóvel é um ponto fundamental para evitar problemas e garantir o melhor negócio. São diversas questões que devem ser analisadas para escolher um bom local e garantir uma boa contratação.
Para isso, existem algumas dicas que podem auxiliar em todos os passos, desde a busca pelo imóvel ideal até a assinatura do contrato e a entrega das chaves.
Pensando nisso, preparei este post com algumas dicas de como alugar um imóvel. Confira!
1. Use a tecnologia
Na hora de procurar um imóvel para alugar, use a tecnologia a seu favor. Defina o tipo de imóvel que você está procurando, veja anúncios em sites e aplicativos da internet.
É possível encontrar diversos anúncios de imóveis com fotografias, descrições, indicação de valores, localização, além de outras ferramentas como comparação entre imóveis e campos específicos para entrar em contato e negociar.
2. Avalie o local
Avaliar o local envolve duas questões: a localização e o próprio imóvel.
A localização é um ponto fundamental, tendo em vista a influência que estabelecimentos próximos, distância do trabalho e infraestrutura do bairro podem ter no seu dia a dia.
Além disso, as características específicas do imóvel, como estado de conservação, materiais utilizados na construção, mobília e segurança são alguns pontos que devem ser analisados.
E antes de alugar o imóvel, lembre-se de fazer a vistoria, a qual deverá constar a descrição detalhada da situação do imóvel, assim como fotos para evitar discussões quando desocupar o local.
É preciso que você se sinta bem com o local que pretende alugar, afinal, o contrato de locação costuma prever regras sobre a rescisão antecipada, além dos outros custos que uma mudança envolve.
3. Conheça as leis e documentos necessários
Após encontrar o imóvel ideal, é importante conhecer os documentos necessários para locação e o que diz a legislação, para saber se as condições propostas pelo proprietário estão de acordo com a lei.
Conhecer as garantias que podem ser solicitadas — fiador, seguro fiança ou caução —, os documentos necessários para avaliar a garantia apresentada, prazos do contrato de locação, entre outros fatores, são importantes para simplificar o processo.
Sabendo o que será necessário para alugar um imóvel, é possível providenciar todos os documentos com antecedência e agilizar os trâmites até a assinatura do contrato.
4. Calcule os gastos com aluguel
Ao assumir um contrato de aluguel, existem diversos gastos que podem estar envolvidos, como água, luz, condomínio, manutenção e IPTU. Por isso, antes de ter esse compromisso é importante calcular todos esses valores e analisar a sua condição financeira.
Atrasos no pagamento podem acarretar multas, juros e, até mesmo, uma ação de despejo. Dessa forma, ter um bom planejamento financeiro é fundamental na hora de alugar um imóvel.
5. Analise o contrato
Uma boa análise do contrato é fundamental na hora de alugar um imóvel, afinal, é ele que define alguns direitos e deveres das partes, taxas de reajustes e outras regras específicas referentes à locação.
Nessas horas, o ideal é contar com apoio jurídico especializado. Um profissional especializado em Direito Imobiliário poderá analisar todas as cláusulas do contrato e verificar se elas estão de acordo com a lei, se não existem previsões abusivas e, se necessário, indicar itens que devem ser reformulados para evitar transtornos com a locação.
Seguindo essas dicas de como alugar um imóvel, você conseguirá fazer negócio com mais tranquilidade e segurança, evitando erros e dores de cabeça.